Autocarros

PORTUGAL

Electromobilidade - o futuro da Volvo Buses

É crescente o interesse em veículos energeticamente eficientes capazes de funcionar total ou parcialmente a electricidade. Esta é uma área em que a Volvo Buses tem garantido uma posição de liderança mundial em apenas alguns anos.

Menor consumo de energia, menor impacto ambiental, gases de escape mais limpos e funcionamento mais silencioso, são atributos muito aliciantes tanto para os condutores de autocarros como para a sociedade. Por conseguinte, a procura de soluções de transporte com veículos que funcionam total ou parcialmente a electricidade é crescente. Para a Volvo Buses, a electromobilidade é o caminho para o futuro.

Com mais de 1.000 exemplares do Volvo 7900 Hybrid comercializados em 21 países, a Volvo Buses garantiu, num curto espaço de tempo, a liderança no mercado mundial de autocarros híbridos, sendo actualmente a marca com mais veículos híbridos em circulação na Europa. Os autocarros híbridos da Volvo circulam também na América do Sul, e na Austrália foi vendido recentemente o primeiro híbrido Volvo. No início da primavera, a subsidiária norte-americana da Volvo Buses, Nova Bus, recebeu uma encomenda de 475 autocarros híbridos para o Québec, no Canadá. Na China, o parceiro da Volvo Sunwin Bus é líder em autocarros de grandes dimensões movidos a electricidade, com uma quota de cerca de 40% do mercado. Durante 2012, foram entregues mais de 400 autocarros totalmente eléctricos.

"Nos últimos anos, as vendas de autocarros híbridos da Volvo Buses triplicaram a cada ano e acreditamos que o mercado para a electromobilidade continuará a expandir-se de forma acelerada. Consequentemente, o Grupo Volvo está a realizar grandes investimentos nesta área, tornando possível às cidades concretizar os seus projectos de transporte mais apelativo e amigo do ambiente," afirma Håkan Karlsson, Presidente da Volvo Buses.

Desde a venda do primeiro autocarro híbrido da Volvo Buses, há quatro anos, a tecnologia tem sido fiável. O elevado nível de segurança operacional é idêntico ao dos veículos a diesel convencionais. A tecnologia tem sido continuamente desenvolvida para reduzir ainda mais o consumo de combustível e as emissões. Hoje o Volvo 7900 Hybrid exige 39% menos de consumo de combustível e de emissões de dióxido de carbono do que um autocarro a diesel. A introdução de um novo motor, que cumpre a norma Euro 6, permite uma redução até 45% do consumo de combustível, sendo as emissões de óxido de azoto e partículas igualmente reduzidas em 87% e 50%, respetivamente, em comparação com o Euro 5.

A partir de 2014, todos os autocarros Volvo de um andar de piso rebaixado integral para a Europa serão híbridos. Um passo importante no desenvolvimento é a introdução do autocarro Volvo 7900 Articulated Hybrid, com capacidade para 154 passageiros. Este autocarro irá satisfazer os requisitos dos clientes para alta capacidade combinada com baixo consumo de combustível, baixas emissões e baixo nível de ruído.

A par do desenvolvimento contínuo dos autocarros híbridos de hoje, a Volvo Buses desenvolveu um híbrido plug-in, que pode ser carregado pela rede eléctrica nos terminais de autocarros. Isto irá facilitar o funcionamento em longas distâncias usando electricidade limpa e silenciosa, o que reduzirá o consumo de combustível até 60% e as emissões de dióxido de carbono em pelo menos 80%. O híbrido plug-in será agora avaliado em circulação em Gotemburgo durante um período de dois anos. A produção em série está prevista para 2015.

A longo prazo, a Volvo Buses disponibilizará também opções de motorizações completamente eléctricas para os clientes europeus que querem operar sem emissões e sem ruído, por exemplo, em ambientes citadinos mais sensíveis.

Ao dedicar-se em investir na electromobilidade, a Volvo Buses irá atender à crescente necessidade da sociedade de um transporte sustentável e à exigência dos clientes por soluções economicamente mais eficientes. Até à data, a experiência tem demonstrado que a tecnologia não só conduz a um menor impacto ambiental, mas também se paga a si mesmo pelos menores custos de combustível. Essa combinação é a imagem perfeita do significado de eficiência verde para a Volvo Buses.