HISTÓRIA

HISTÓRIA

Uma história na linha da frente

A Volvo foi fundada na Suécia em 1927 e o primeiro autocarro chegou às ruas um ano depois. A empresa começou com uma visão de transportes seguros e eficientes para todos. Desde então, a Volvo tem estado na vanguarda tecnológica e, durante décadas, mantivemos uma posição sólida como líder mundial de tecnologia de transporte comercial.

1928 – 1979

1928
O primeiro autocarro é construído com o chassis de um camião.

1934
É construído o primeiro chassis específico para autocarro.

1945
O motor diesel da Volvo é instalado pela primeira vez num chassis de autocarro.

1951
Conceito de motor ao meio pela primeira vez na gama de produtos.

1955
Introdução dos motores turbocomprimidos.

1965
A Volvo Buses introduz o B58, o primeiro chassis a ser vendido para um grande número de autocarros.

1968
A Volvo Buses é criada como uma divisão independente do Grupo Volvo.

1971
O Volvo B59 é apresentado, o primeiro autocarro urbano com piso baixo.

1977
A Volvo Buses inaugura a fábrica de Borås e fabrica autocarros na nova fábrica de Curitiba,
no Brasil.

1979
A Volvo Buses introduz o B10M, o autocarro mais vendido do mundo para autocarros urbanos, interurbanos e de turismo.

1980 – 1999

1981
A Volvo Buses fabrica mais de 4.000 autocarros num ano pela primeira vez. A Volvo compra a Säffle
Karossfabrik AB.

1988
A Volvo adquire a Leyland Bus na Grã-Bretanha.

1991
A Volvo Buses introduz dois chassis com motor atrás, o Volvo B12 e o Volvo B10B.

1994
A Volvo Buses lança o chassis Volvo B10L com piso baixo. Começa a produção de autocarros na China. A Volvo Buses adquire construtores de superstruturas em Aabenraa, Dinamarca, e Drögmöller, Alemanha.

1995
A Volvo passa a ser proprietária de parte da Prévost Car, no Canadá. O Volvo B12 recebe o prémio de Autocarro do Ano. É apresentado o conceito de autocarro ECB.

1996
É inaugurada em Wroclaw, na Polónia, uma nova fábrica para produção de autocarros urbanos e interurbanos.

1998
A Volvo adquire a Carrus OY Finland, a principal empresa de superstruturas na região nórdica. A Volvo adquire uma quota da Nova Bus, USA, o principal fabricante americano de autocarros urbanos. A Volvo adquire a MASA, o principal fabricante de autocarros do México.

2000 – 2009

2001
A Volvo Buses apresenta a plataforma TX.

2004
A Volvo Buses adquire os restantes 50% da Prévost Car Inc. que inclui as marcas Prévost e Nova.

2005
A Volvo Buses recebe a maior encomenda de sempre – 1767 autocarros Volvo para Santiago, Chile. Os autocarros serão utilizados num sistema de transportes públicos conhecido como BRT (sistema Bus Rapid Transit) que inclui faixas de autocarro dedicadas.

2006
Os primeiro autocarros urbanos da Volvo em Bangalore, na Índia começam a trabalhar.

2007
O Volvo 9700 recebe o prémio de Autocarro do Ano na Europa.

2008
Inaugurada a nova fábrica de carroçarias da Volvo Buses em Bangalore, na Índia.

A Volvo lança o autocarro BRT Volvo 7800 Artic na China.

A Volvo lança o autocarro BRT Volvo 7300 Bi-artic no México.

A Volvo lança o autocarro Volvo 7700 Híbrido e o Volvo B5L Híbrido de dois pisos na Europa.

2009
A Volvo Buses entra nos Estados Unidos e Canadá. Pela primeira vez em mais de 20 anos, autocarros com a marca Volvo são vendidos na América do Norte.

A norma Euro 5 é introduzida e o motor de 12 litros é substituído por um motor de 13 litros, muito mais económico.

2010 – PRESENTE

2010
A Volvo Buses começa a produção em série dos autocarros Volvo 7700 Híbridos. Proporcionam uma redução do consumo de combustível até 35%.

2011
A Volvo Buses lança o modelo Volvo 7900 Híbrido, com um consumo de combustível até 37% mais baixo do que os autocarros a diesel habituais.

2013
A Volvo Buses introduz a gama de motores Euro 6 na Europa.

2014
A marca UD é introduzida na Índia.

Lançado o Volvo 7900 Híbrido Elétrico.

Introdução de sistemas avançados de travagem para autocarros.

Lançado o sistema de apoio ao motorista Volvo I-Coaching.

2015
Projeto ElectriCity iniciado em Gotemburgo, na Suécia.

Várias funcionalidades de segurança lançadas: Direção Dinâmica Volvo (VDS), Aviso de Colisão Frontal (FCW), Aviso de Colisão e Travagem de Emergência (CWEB), Monitorização da Faixa de Rodagem (LKS) e Cruise Control Adaptativo (ACC).

O QUE FAZEMOS

O QUE FAZEMOS

Soluções de Transporte Sustentáveis

O que fazemos
Volvo Buses

Volvo Buses

Entre em contacto

Contacte-nos